terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Webcomics ganham vida!

É verdade!
Neste primeiro post informativo vou escrever sobre dois webcomics que se tornaram num tremendo sucesso no Japão (e como tudo o que se torna sucesso no país do sol nascente, aqui os ocidentais já entraram na onda), eles são:

となりの801ちゃん (Tonari no Yaoi-chan) de Ajiko Kojima.
e
AXISPOWERSヘタリア (Axis Powers Hetalia) de Himaruya Hidekazu.

Vamos começar com Tonari no Yaoi-chan:



Tibet (frequentemente chamado Chibe-kun por Yaoi-chan), um otaku de 28 anos empregado numa empresa tem uma namorada chamada Yaoi-chan de 22 anos. Até aqui tudo normal, não fosse o facto de Yaoi-chan ser uma fujoshi (muito resumidamente uma fujoshi é basicamente uma rapariga otaku que se interessa por Boys' Love).
Chibe-kun consegue ter uma relação relativamente normal com Yaoi-chan... até ela começar a ficar excessivamente empolgada com BL, quando isso acontece um misterioso "zipper" nas suas costas abre e de lá sai um monstrinho verde que é na realidade a "forma" e manifestação da sua obsessão (muito literalmente).

801-chan foi colocado online na forma de yonkoma no blog de Ajiko Kojima, em Abril de 2006.
Uma adaptação deste "fenómeno" para anime foi anunciada pela Kyoto Animation mas foi inesperadamente cancelada depois da sua confirmação. Vá-se lá entender isto... X_x

De qualquer maneira.
Ouço frequentemente a pergunta: Porque é que escrevem '801'?
Na realidade os números 8-0-1 podem ser lidos como ya-o-i, porquê? Porque nos telemoveis a tecla 8 equivale ao kana や (ya), o 0 equivale ao 'o' e o 1 equivale ao 'i', daí o jogo de palavras e nºs.

Tonari no Yaoi-chan ("A minha vizinha Yaoi-chan") foi recentemente adaptado para filme, o qual foi posto no YouTube com legendas em Inglês por uma alma muito caridosa. Se estiverem interessados em ver o filme força, apesar de incompleto é realmente muito cómico e cada parte funciona de maneira individual:
Parte 1- Intro
Parte 2- The girl who went bad
Parte 3- The chicken I love
Parte 4- Fujoshi meeting
Parte 5- Suit hell
Parte 4- My imaginative Pencil x Eraser
Parte 7- Pet Muppet
Parte 8- The world you don't know
Parte 9- The new useless elite attributes
Parte 10- Fujoshi meeting 2
Parte 11- The first date
Parte 12- Aquarion's hot!
Parte 14- The Ring Story
Parte 16- Mooore of the world you don't know
Partes 17 e 18- The Dramatic Before&After and Cause&Effect; Retribution

Infelizmente a pessoa que colocou essas partes on-line ainda não fez upload do resto, mas é melhor do que nada.
Divirtam-se!

======



Quanto a Axis Powers Hetalia, outro fenómeno sob a forma de webcomic que tomou o ocidente de rajada e que continua a acumular fãs, este retrata de uma maneira bastante hilariante a relação entre o Eixo durante a Segunda Guerra mundial, o Eixo basicamente era a aliança entre a Alemanha, a Itália e o Japão.
O que Hetalia tem de tão especial é o facto de os países serem representados na forma de personagens, estas por sua vez "retratam" de uma forma bastante exagerada os estereótipos de cada país, como por exemplo o América-san só gosta de pizza e hamburgers e tem um forte sentido heroísmo, ou o Itália acha que se consegue sobreviver a qualquer guerra desde que se tenha 'pasta' para comer e que toda a gente deve ser cumprimentada com beijos...
A relação entre o Eixo (Axis Powers) é especialmente hilariante e de certa forma deu nome ao webcomic: O Japão e Alemanha têm de aturar o seu camarada Itália que é no mínimo inútil, dado que para além de ser o primeiro a abandonar as batalhas, também acaba por ser salvo pelo Alemanha quando se mete em sarilhos. Daí o "nickname"- Hetalia - um trocadilho entre "Itália" com a palavra japonesa para inútil "hetare".
Mas as coisas ficam particularmente hilariantes quando Himaruya decide meter a Aliança lá para o meio, assim como outros países que marcaram presença na Segunda Guerra Mundial, focando-se nas suas relações dando-lhes um toque humorístico, com muito shonen-ai à mistura. ;)

Citando uma colega e fã: É preciso grande compreensão e sabedoria para tornar uma tragédia numa paródia, e a habilidade de Himaruya tornar um evento histórico numa peça humorística é de facto de génio.

Se estiverem interessados em saber mais e ler o respectivo webcomic traduzido podem consultar a comunidade do livejournal dedicada a Hetalia: Hetalia's community on Livejournal
Se estiverem interessados na lista de personagens que fazem a sua aparição no webcomic façam click -> List of Hetalia characters, se não for suficiente e quiserem saber ainda mais, podem consultar o esquema de cores para cada personagem aqui-> Hetalia- Color chart.

Tal como Tonari no 801-chan, Hetalia vai ter uma adaptação não sob a forma de filme, mas anime! É verdade, Gentosha anunciou que Hetalia será adaptada para anime já a estrear no próximo ano, obviamente. Deen será o estúdio encarregado da mesma. Boas notícias! ^^

Hoje ficamos por aqui... amanhã há mais.

Muito yaoi para esses lados, fiquem bem!

1 comentário:

Lucy himeno disse...

Eu realmente quero ler tonari no 801-chan, mas não encontro em português!